Hoje em dia existem muitas receitas de bolacha, eu própria tenho algumas diferentes, umas com leite condensado , outras com natas, mas esta receita vem do tempo de criança.
È o bolo que a minha mãe ás vezes fazia e que me sabia sempre a pouco., em que eu lambia os dedos depois de comida a fatia.
Por vezes tem-se receio de que saiba muito a manteiga, mas este não sabe, tem aquele gostinho bom do café, não podemos é pensar nas calorias.
Mas também não é nada que umas boas braçadas no mar , não volte a pôr no sitio. : )
E o que é preciso : um pacote de 300 gr de bolacha Maria
250 gr de margarina á temperatura ambiente
150gr de açucar ( eu usei fino)
1 colher de sopa ( mal cheia)de café forte diluido
2 ovos
café adoçado
Bate-se o açucar com a margarina que deve estar bem mole, juntam -se um a um os ovos.
Acrescenta-se uma colher de sopa de café diluido (eu acrescentei um pouco de café soluvel á parte sem ser diluido , além da colher de sopa). Quando se tiver um creme homogêneo e macio está bom .
Hà parte faz-se e adoça-se um café forte, e quente que se vai usar para molhar as bolachas.
Para elas não ficarem a desfazer-se muito eu tenho o que lhe posso chamar um pequeno truque.Tenho o café bem quente, e mergulho a bolacha( uma de cada vez) ela faz bolhinhas quando mergulhada, assim que deixa de fazer bolhinhas está boa, não parece muito encharcada, mas depois a humidade espalha-se pela bolacha e ela fica mole, sem se desfazer..
Então é assim , camada de bolacha embebida, camada de creme e por aí a fora até acabar ou o creme ou a bolacha..Eu não faço camadas muito altas de creme, saõ só barradas as bolachas, para não ficar muito enjoativo, só na parte final é que ponho mais creme .
Uma sugestão que fica deliciosa, mas que eu não tinha, é polvilhar todo o bolo com lascas de amêndoa torrada.
Para o fazer, basta uma frigideira, a amêndoa lá dentro , com o lume brando e ir mexendo. Ou então pôr num tabuleiro no forno, cuidado que queima rápido.
in http://amoresabores.blogs.
Comentários
Enviar um comentário